Curso

Inscrições encerradas: Publicadores de dados – 2020

A turma de 2020 do curso foi encerrada. Para se inscrever na turma de 2021, use o seguinte link: https://escoladedados.org/courses/publicadores-2021-1/…

A turma de 2020 do curso foi encerrada. Para se inscrever na turma de 2021, use o seguinte link: https://escoladedados.org/courses/publicadores-2021-1/

A formação abordará conceitos e ferramentas para planejar e promover a gestão estratégica e a abertura de dados em organizações, sobretudo públicas. Trata-se do primeiro curso a abordar o tema da publicação de dados com enfoque estratégico e sistêmico, desde o planejamento às práticas de abertura, mesclando vídeo-aulas sobre fundamentos, casos de sucesso e aulas ao vivo com profissionais e especialistas. As aulas têm início no dia 28 de agosto e se desenvolvem ao longo de cinco semanas, terminando em 1º de outubro.

ATIVIDADES

O curso é dividido em módulos semanais e a interação se dará por meio de:

  • Aulas ao vivo: aulas ao vivo e sessões práticas semanais, para auxiliar a resolução de exercícios e fornecer orientações sobre projetos individuais;
  • Vídeo-aulas: aulas exclusivas com profissionais e especialistas, em vídeos de aproximadamente 15 minutos cada, totalizando 2 horas semanais, em média. Neste caso, não há um cronograma rígido, apenas a sugestão de que os módulos sejam acompanhados semanalmente pelos participantes. Os vídeos serão publicados na plataforma do curso, e ficarão à disposição dos alunos até três meses após a finalização do curso;
  • Plataformas online: além do sistema online de ensino a distância do curso, utilizado para disponibilizar as aulas e os exercícios (quizzes, principalmente), os participantes terão acompanhamento contínuo da equipe através de um fórum, onde poderão tirar dúvidas.

AULAS AO VIVO

As aulas ao vivo ocorrerão uma vez por semana, com carga horária total de 2 horas, sempre às quintas, das 10h às 12h. Elas serão gravadas e disponibilizadas na plataforma logo após a sua realização.

Assim como as vídeo-aulas, as atividades ao vivo ficarão disponíveis na plataforma para serem assistidos a qualquer hora, por até três meses após o término do curso.

CERTIFICAÇÃO

Os certificados de conclusão de curso serão disponibilizados digitalmente para quem completar 4 dos 5 quizzes semanais. Eles serão enviados por e-mail em duas datas: a primeira será duas semanas após o término das atividades.

As aulas ficarão disponíveis na plataforma até pelo menos três meses após o término do curso, data em que enviaremos os certificados para quem concluir a atividade fora do tempo. Após este período, não serão emitidos novos certificados. 

CALENDÁRIO

28/08 – Início do curso e publicação dos vídeos do Módulo 1
03/09 – Aula ao vivo do Módulo 1
04/09 – Publicação dos vídeos do Módulo 2
10/09 – Aula ao vivo do Módulo 2
11/09 – Publicação dos vídeos do Módulo 3
17/09 – Aula ao vivo do Módulo 3
18/09 – Publicação dos vídeos do Módulo 4
24/09 – Aula ao vivo do Módulo 4
25/09 – Publicação dos vídeos do Módulo 5
01/10 – Aula ao vivo do Módulo 5 e encerramento do curso

COORDENAÇÃO

Adriano Belisário – Coordenador da Escola de Dados, jornalista e mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Desenvolve soluções web desde 2005 e, desde 2013, atua com investigações e análises de dados em seus trabalhos. Foi gerente de cultura digital da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro (2010-2012), onde desenvolveu políticas públicas junto a Pontos de Cultura e lanhouses. Também atuou na gestão de programas nacionais de cultura digital, como o ‘LabCEUs – Cidades Sensitivas’, e foi consultor em web da UNESCO no Museu do Índio. Realizou também diversas publicações sobre comunicação e tecnologia abertas em artigos e livros.

Fernanda Campagnucci – Diretora-executiva da Open Knowledge Brasil. De 2013 a 2019, Fernanda atuou como gestora pública na Prefeitura de São Paulo, tendo sido responsável pela política municipal de transparência, abertura de dados e integridade na Controladoria Geral do Município, além de ter liderado projetos de tecnologia, inovação e governo aberto na Secretaria Municipal de Educação. Graduada em Jornalismo e mestre em Educação pela Universidade de São Paulo, é doutoranda em Administração Pública e Governo na Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV). Especialista em Transparência e Accountability pela Universidade do Chile (2014), foi fellow de Governo Aberto da Organização dos Estados Americanos (2015), Líder de Dados Abertos do Open Data Institute (2016) e fellow de governo da Unidade Operacional Governança Digital da Universidade das Nações Unidas, a UNU-EGOV (2018). É professora convidada do Insper nos cursos de Compliance e de Inovação no Setor Público.

INSTRUTORES

Bernardo Loureiro – Urbanista e programador, especializado em mapeamento, análise e visualização de dados. É criador do laboratório Medida SP, no qual realiza pesquisa, consultoria e desenvolvimento para setores público e privado. Foi consultor UNESCO de análise e visualização de dados no Pátio Digital, iniciativa da Secretaria de Educação da Prefeitura de São Paulo, onde ajudou a desenvolver projetos de transparência e abertura de dados voltados para a população. Já elaborou e lecionou cursos para centenas de alunos, em instituições como SESC-SP e como Agente de Governo Aberto. Formado em arquitetura e urbanismo pela USP e mestre em desenho urbano pela Parsons School of Design.

Fernanda Campagnucci – Diretora-executiva da OKBR. De 2013 a 2019, Fernanda atuou como gestora pública na Prefeitura de São Paulo, tendo sido responsável pela política municipal de transparência, abertura de dados e integridade na Controladoria Geral do Município, além de ter liderado projetos de tecnologia, inovação e governo aberto na Secretaria Municipal de Educação. Graduada em Jornalismo e mestre em Educação pela Universidade de São Paulo, é doutoranda em Administração Pública e Governo na Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV). Especialista em Transparência e Accountability pela Universidade do Chile (2014), foi fellow de Governo Aberto da Organização dos Estados Americanos (2015), Líder de Dados Abertos do Open Data Institute (2016) e fellow de governo da Unidade Operacional Governança Digital da Universidade das Nações Unidas, a UNU-EGOV (2018). É professora convidada do Insper nos cursos de Compliance e de Inovação no Setor Público.

Haydee Svab – Cientista de Dados e Pesquisadora em Mobilidade Urbana Atualmente, é CEO da ASK-AR (consultoria em análise de dados), membro do Conselho Deliberativo da AEAMESP (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô) no triênio 2017/2019 e da comunidade Transparência Hacker. Foi consultora do Banco Mundial, co-fundadora dos grupos RLadies – São Paulo, PoliGNU e PoliGen. É doutoranda em Smart Cities na Ciência de Computação (IME-USP), mestra em Engenharia e Planejamento de Transportes (Poli-USP), especialista em Democracia Participativa, Repúblicas e Movimentos Sociais (UFMG) e formada em Engenharia Civil/Arquitetura pela USP (Programa Poli-FAU).

Leandro Bispo – Arquiteto de soluções de big data e analytics na Globo, com anos de experiência em projetos de dados, em especial dados de domínio público (esferas federal, estadual e municipal), sendo responsável por todo o ciclo de vida dos dados: Arquitetura, Engenharia e Ciência de Dados. Seus projetos de domínio público de maior relevância foram: Anda SP e Fora do Ponto – Projetos de mobilidade urbana nas cidades do RJ e SP; Eleições 2018 – Apoio na geração de pautas a partir de dados históricos das últimas eleições e apuração ao vivo dos dados; Professor voluntário na academia de tecnologia interna, ensinando arquitetura da informação, big data e ciência de dados e professor de informática básica para terceira idade. Formado em ciência da computação e pós-graduado em Engenharia de Software na UFRJ e Arquitetura Empresarial e Sistemas Corporativos na PUC-RJ.

Miriam Wimmer – Doutora em Políticas de Comunicação e Cultura pela Faculdade de Comunicação da UnB, Mestre em Direito Público pela UERJ e graduada em Direito pela mesmo instituição. Bolsista do programa internacional da Universidade de Waseda em Tóquio entre 2001 e 2002. Professora da disciplina “Direito, Tecnologia e Inovação” no Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP, onde também leciona na pós-graduação e no mestrado. Professora convidada em diversas instituições de ensino de nível superior, em temas relacionados ao direito digital e à proteção de dados pessoais. É servidora pública desde 2007, tendo ocupado diferentes cargos de assessoramento e direção no governo federal. Desenvolve atividades profissionais e acadêmicas em temas ligados à Internet, às telecomunicações, às políticas digitais e à proteção de dados pessoais.

Vitor Baptista – Mestre em Computação pela UFPB, onde analisou o comportamento de votação dos deputados federais, Vitor trabalha com dados abertos desde 2012. Por 5 anos foi desenvolvedor na ONG inglesa Open Knowledge Foundation. Nesse tempo, fez parte das equipes de desenvolvimento do CKAN e OpenSpending e, mais tarde, foi o líder técnico do OpenTrials, um repositório aberto de informações sobre testes clínicos, e do Frictionless Data, um conjunto de ferramentas para validação e especificação de conjuntos de dados. Antes disso, trabalhou como consultor na ThoughtWorks em Porto Alegre. Atualmente trabalha como cientista de dados na empresa estadunidense Royalty Exchange, sendo responsável por toda sua infraestrutura de banco de dados analíticos.

POLÍTICA DE REEMBOLSO

A Escola de Dados garante o reembolso integral do valor pago, caso a solicitação seja formalizada por e-mail ([email protected]) até o dia de início do curso. Após o início do curso, não são serão feitos reembolsos.

DÚVIDAS?

Envie um e-mail para a gente em [email protected].

APOIO

O curso tem apoio da Hivos, que irá oferecer bolsas para gestores e lideranças indígenas da Amazônia Legal. A chamada pública para candidaturas foi encerrada no dia 31 de julho. O resultado será anunciado na primeira semana de agosto.