Veja este e-mail no seu navegador
 
Tempo de leitura: 15 minutos
Edição #186 - 19/12/22
 
Confira o que separamos para você ler esta semana sobre governo aberto, privacidade, educação e ciência abertas, tecnologias cívicas e inovação política no Brasil e no mundo.
 
 

STF FORMA MAIORIA CONTRA ORÇAMENTO SECRETO

#Transparência #Integridade #Opacidade #CombateÀCorrupção

Na manhã desta segunda, 19/12, o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria contra as emendas parlamentares na modalidade de relator, tornando-as inconstitucionais. Com isso, elas só poderão ser usadas para correções no projeto de lei orçamentário. Foram seis os votos contra o chamado ‘orçamento secreto’. Em posição decisiva, o ministro Ricardo Lewandowski apontou que, apesar de importantes, as medidas do Congresso para cumprir as exigências de transparência foram insuficientes. Antes, Edson Fachin, Roberto Barroso, Luiz Fux e Cármen Lúcia já haviam se manifestado pela derrubada, acompanhando a relatora, Rosa Weber. Em seu voto, a ministra apontou (14/12) que o instrumento possibilita "desvio de finalidade" do uso do dinheiro público e "desequilibra o processo democrático", além de sua execução não atender às regras de transparência. Do outro lado, Nunes Marques, André Mendonça, Alexandre de Moraes, Dias Toffoli e Gilmar Mendes se posicionaram a favor da manutenção das emendas de relator, desde que o modelo passasse a ser mais transparente — divergindo, porém, em relação a quais medidas deveriam ser adotadas. 

Movimentação no Congresso. Parlamentares chegaram a tentar, tardiamente, responder ao STF, aprovando um texto-base com alterações nas emendas de relator (16/12). A decisão do STF deve impactar a relação entre Executivo e Legislativo para os próximos anos e deverá já ser sentida na votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição, que deve ocorrer em 20/12. 

 

APÓS CONSTATAR ACESSOS INDEVIDOS A DADOS SIGILOSOS, TCU DEMANDA PROVIDÊNCIAS DA RECEITA FEDERAL

#DadosFiscais #PessoasExpostasPoliticamente #ProteçãoDeDados

O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou que a Receita Federal do Brasil (RFB) apresente providências para impedir acesso indevido a dados fiscais de pessoas expostas politicamente (PEPs). A medida partiu de uma análise de representação sobre possíveis acessos indevidos em bases de dados custodiadas pela Secretaria Especial da RFB e pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), que confirmou o problema. Além disso, o TCU também fiscalizou o sistema de compartilhamento de informações entre os dois órgãos e os controles para preservar tais dados, identificando fragilidades nos procedimentos. Entre 2018 e 2020, a RFB detectou  oito acessos indevidos a dados de contribuintes, sendo seis em bases relacionadas à PEPs. O órgão informou que instaurou medidas administrativas e concluiu quatro processos com responsabilização de servidores e aplicação de penalidades.

 

MPF AJUIZA AÇÃO CONTRA PROJETO FEDERAL QUE EQUIPA ESTADOS COM SOFTWARES ESPIÕES

#ProjetoExcel #Vigilância #Privacidade

O Ministério Público Federal entrou (14/12) com uma ação civil pública pela suspensão imediata do armazenamento e compartilhamento de dados de investigações policiais obtidos por meio do Projeto Excel e a destruição de suas bases de dados. Como revelado pelo The Intercept Brasil em março deste ano, o projeto criado em 2020 pela Secretaria de Operações Integradas (Seopi) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) disponibilizou ferramentas de extração de dados de celulares — incluindo mensagens apagadas e informações em nuvem — às polícias estaduais, garantindo também seu acesso pelo governo federal. Entre as principais fornecidas, estão softwares da empresa israelense Cellebrite, famosa por desenvolver soluções de espionagem. O projeto, no entanto, tem brechas que permitem que o acesso aos dados extrapole os limites da investigação policial e não é transparente sobre o que o MJSP acessa e como trata tais informações. O MPF já havia pedido ao órgão que anulasse a portaria que criou o projeto e os termos de adesão firmados com estados e destruísse os dados já coletados, mas o MJSP se negou a adotar a recomendação. Agora, segue à Justiça para barrar a operação.

 

MINISTRO DA CGU DE BOLSONARO VAI ASSUMIR CONTROLADORIA EM SP

#GovernoSP #Transparência #Controle

O governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), anunciou (13/12) o atual ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário, para o comando do órgão análogo no estado. Militar de formação, Rosário é mais um nome do governo Bolsonaro confirmado para a equipe de Tarcísio. De acordo com o novo governador, o papel de Rosário será estruturar a CGE-SP nos moldes do órgão federal, com uma “área dedicada ao controle interno e uma área dedicada à questão de informações estratégicas e ouvidoria”. 

 

APÓS CRÍTICAS, MUSK RESTABELECE CONTAS SUSPENSAS DE JORNALISTAS NO TWITTER 

#RedesSociais #Censura #LiberdadeDeExpressão

Elon Musk reativou (17/12) as contas dos jornalistas que haviam sido suspensas no Twitter, após inúmeras críticas de organizações jornalísticas, grupos de defesa e oficiais de governos em todo o mundo, sobretudo sobre riscos à liberdade de imprensa. Ao menos nove jornalistas dos Estados Unidos que atuam na cobertura da nova gestão de Musk sobre a plataforma tiveram seus perfis suspensos (15/12). Segundo o bilionário, a motivação seria uma determinação de banir contas que tuitam a localização em tempo real de pessoas e os jornalistas teriam feito menções a um desses perfis — o  ElonJet, que publicava atualizações sobre a localização do avião particular de Musk por meio de informações disponíveis publicamente. Outra similaridade identificada, no entanto, é o fato de todos os jornalistas serem críticos a Musk e investigarem sua gestão do Twitter. Uma mudança posterior na política da plataforma incorporou (15/12) a proibição citada por Musk, conforme informado pela chefe de segurança da rede, Ella Irwin. Depois de tentar implantar uma nova regra que proibiria usuários de mencionar redes sociais rivais e violar diretamente a legislação europeia para o ambiente digital, Musk agora torna incerta sua permanência na presidência do Twitter. 

 

PRA LIGAR O RADAR

Conhecimento livre. Para o livro de celebração do 10ª aniversário do Wiki Movimento Brasil, a Wikimedia no Brasil tem chamada aberta de trabalhos sobre a utilização de seus projetos no país, voltada para mestres e doutores. Envie seu resumo até 13/3/2023.

Sigma Awards 2023. Quarta edição da competição que premia trabalhos de jornalismo de dados de destaque recebe inscrições do mundo todo até 19/1/2023. Envie seu trabalho.

Jornalismo de dados. Conferência anual de jornalismo de dados, realizada pelo Investigative Reporters and Editors Inc., acontece de 2 a 5/3/2023, e recebe inscrições de reportagens investigativas para seus prêmios até 23/1/2023. Concorra.

Governo aberto em Osasco. Prefeitura do município publicou seu 1º Plano de Ação, com execução de 2021 a 2024, em seu Portal da Transparência. Confira

Redes neutras. Edital da Coalizão Direitos na Rede seleciona empresa ou profissional para pesquisa sobre separação estrutural da rede de internet. Inscreva-se até 30/1/2023.

 

DICAS DE LEITURA

“Smart Cities and Democratic Vulnerabilities”. Relatório do National Endowment for Democracy aborda impactos de projetos de cidades inteligentes para regimes democráticos e desafios envolvendo segurança, transparência e privacidade. Saiba mais (em inglês).

Transformação digital no setor público. Manuela Maia Ribeiro, Javiera Macaya e Luciana Piazzon abordam mudanças na incorporação de Tecnologias de Informação e Comunicação em municípios durante a pandemia. Leia no Panorama Setorial da Internet, do Cetic.br.

Rastreio de manifestantes na China. Paul Mozur, Claire Fu e Amy Chang Chien contam como o governo chinês tem usado tecnologias de vigilância, entre elas, o reconhecimento facial, para localizar opositores da Covid-zero. No The New York Times (em inglês).

Falando em reconhecimento facial… A Coalizão Direitos na Rede, no âmbito da campanha Tire Meu Rosto da Sua Mira, publicou um guia para juristas sobre o uso dessas tecnologias na segurança pública. Confira.

Parlamentares e big techs. Tatiana Dias aborda a viagem bancada pela Câmara de parlamentares brasileiros da Frente Digital para visitar as sedes de empresas no Vale do Silício, Califórnia. No The Intercept Brasil.

 
Esta edição foi a última de 2022. Agradecemos por ter nos acompanhado ao longo deste ano tão intenso. Desejamos boas festas e voltamos a nos encontrar em 16/1/2023!
 

CONHEÇA

O Monitor da Infraestrutura Nacional de Dados Abertos (INDA) é uma iniciativa da OKBR para acompanhar a execução do Plano de Ação 2021-2022 de seu Comitê Gestor, previsto para o biênio 2021-2022. O levantamento é realizado através do acompanhamento dos canais oficiais da INDA, registros de reuniões e, principalmente, pedidos via Lei de Acesso à Informação (LAI). Acesse o Monitor para conferir as análises já publicadas e acompanhe nossas redes esta semana para a próxima atualização!

APOIE A OKBR

Somos uma rede em prol do conhecimento aberto, atuamos de forma independente e não recebemos recursos recorrentes de outras organizações, nacionais ou estrangeiras, nem de empresas, governos ou partidos políticos. Você pode fazer uma doação de qualquer valor via PIX, pelo QR Code ao lado ou a chave abaixo:

Chave PIX (CNPJ):
19.131.243/0001-97
Open Knowledge Brasil

A continuidade das nossas ações depende do seu apoio!

Facebook
Twitter
Instagram
LinkedIn
Website
Você está recebendo este e-mail porque se inscreveu no nosso Semanário. 
Quer parar de receber? Cancele sua inscrição.